<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7999545\x26blogName\x3dNOCTURNA\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://beste66.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://beste66.blogspot.com/\x26vt\x3d2931525038091603987', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

abril 02, 2005

Garbage "Bleed Like Me"

Image hosted by Photobucket.com

Finalmente tive a oportunidade de ouvir o novo álbum dos Garbage, já estava a desesperar um bocadinho, apesar de a data oficial de lançamento ser só dia 11 de Abril. Ao contrário do outro álbum que mais aguardava a edição este ano, "Hotel" do Moby, este "Bleed Like Me" desapontou-me um pouco. Tem bons momentos, mas digamos que não é o melhor álbum que a banda deitou cá para fora até hoje. Ao fazer uma primeira audição completa ao CD reparamos logo no aumento do uso das guitarras na elaboração de quase todas as faixas, como também Moby fez neste seu último álbum, mas de uma forma bem mais inteligente e bem conseguida. A produção do álbum está perfeita, como sempre, não sei se sabem mas todos os membros da banda, excepto a Shirley Manson, são produtores... Além disso um deles, Butch Vig, produziu um dos mais aclamados álbuns de todos os tempos, "Nevermind" dos Nirvana! Regressando ao produto que nos interessa, é sem dúvida o álbum com o som mais puro e limpo da banda, mas, na minha opinião, é aí que está o grande problema... Ao ouvir estas novas faixas sinto alguma saudade da electrónica e dos samplers que caracterizavam a banda norte-americana. Ao nível das letras das faixas também não são tão profundas e penetrantes como a maioria das dos álbuns anteriores, sendo estas mais leves e com aquele duplo sentido das palavras quase inexistente. Um dos pontos que achei mais positivos neste "Bleed Like Me" foi sem dúvida a maturidade e o aperfeiçoamento da voz de Shirley. Sempre comparei a bonita e melodiosa voz dela à de Chrissie Hynde, a vocalista dos Pretenders, e neste CD atinge o auge tanto no tom perfeito como também na maravilhosa e constante fusão com os instrumentos utilizados. As faixas que destaco mais desta "recolha de sangue" são o primeiro single a ser lançado pela banda, "Why Do You Love Me?", "Run Baby Run", "Bleed Like Me" (na minha opinião o melhor tema apresentado), "It's All Over But The Crying" e "Happy Home" (outro excelente tema, bem ao estilo dos temas que fecham sempre todos os álbuns da banda). Termino com uma espécie de confissão, enquanto escrevia esta crítica ouvia de fundo o CD, e reparei que começa agora a "entranhar-se" um pouco mais... Mas mesmo assim estou a colocar neste preciso momento o primeiro CD da banda no leitor, para matar saudades, como diz já a Shirley aqui nas colunas "Only Happy When It Rains"...

Image hosted by Photobucket.com

Os Garbage nasceram e vivem devido à presença de Shirley Manson, sem ela não faria qualquer sentido a existência da banda. Nem sequer consigo imaginar alguém que conseguisse ocupar o lugar dela. É, sem sombras de dúvida, uma das cantoras/escritoras mais interessantes na música mundial, só comparada com nomes como PJ Harvey, Aimee Mann ou Björk. Com a vantagem de ser a mais atraente...

Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com


Avalanche is sullen and too thin
She starves herself to rid herself of sin
And the kick is so divine when she sees bones beneath her skin
And she says:
Hey baby can you bleed like me?
C'mon baby can you bleed like me

Chrissie's all dressed up and acting coy
Painted like a brand new Christmas toy
He's trying to figure out if he's a girl or he's a boy
He says:
Hey baby can you bleed like me?
C'mon baby can you bleed like me

Doodle takes Dad's scissors to her skin
And when she does relief comes setting in
While she hides the scars she's making underneath her pretty clothes
She sings:
Hey baby can you bleed like me?
C'mon baby can you bleed like me

Therapy is speedie's brand new drug
Dancing with the devil's past has never been too fun
It's better off than trying to take a bullet from a gun
And she cries:
Hey baby can you bleed like me?
C'mon baby can you bleed like me

JT's get all fucked up in some karaoke bar
After two drinks he's a loser after three drinks he's a star
Getting all nostalgic as he sings "I Will Survive"
Hey baby can you bleed like me?
C'mon baby can you bleed like me

You should see my scars
You should see my scars
You should see my scars
You should see my scars
And try to comprehend that which you'll never comprehend

"Bleed Like Me"


Image hosted by Photobucket.com


In my happy home I barely breathe
In my lovers arms I find relief
And there's a sky that's changing and a bird that sings
I never once in my wayward life was heading to run out

In my lovers arms I wait for morning
I beg my god to speak and tear me apart
I'd lay down my body I'd lay down my arms
I never once in my sweet short life meant anybody harm

In my happy home i read the signs
In my lovers arms I move in time
There's no more crying and there's no more lies
I never once in my sweet short life was waiting for desire

And there's no more crying
And there's no more pain
I never thought for one second I'd have nothing left but shame

In my happy home I barely breathe
I never once in my wayward life was heading to run out

"Happy Home"


Image hosted by Photobucket.com

2 Comments:

Blogger Bruno Martins said...

Para mim Garbage = Radio Macau
Shirley Manson = clone da Xana

4/4/05 17:22  
Blogger gonn1000 said...

Concordo com a crítica, não é o melhor deles, mas vai convencendo aos poucos. Não estão mal nas guitarras, mas ficam a anos-luz do que fizeram na electrónica...

13/4/05 12:56  

Enviar um comentário

<< Home